Agricultor morto em abordagem policial no RS era natural de Vista Gaúcha; entenda o caso
- 03/07/2025
- 0 Comentário(s)
A Polícia Civil trata como legítima defesa o caso do agricultor de 54 anos que morreu após ser baleado durante abordagem da Brigada Militar, no distrito de Palma, em Santa Maria, na Região Central. Valdemar Both teria sido atingido com três tiros desferidos por dois policiais do 2º Batalhão Ambiental.Conforme o coronel Rodrigo Gonçalves do Santos, comandante do Comando Ambiental do Rio Grande do Sul, a guarnição foi ao local para verificar uma denúncia de falta de alvarás do local que funcionava como serralheria. Segundo ele, Valdemar não teria apresentado tais documentos. Ao lavrar a ocorrência, os policiais teriam sido surpreendidos por ameaças com um machado. Valdemar foi baleado e morreu no local. Um inquérito policial militar foi instaurado e ambos os profissionais foram afastados enquanto durar as investigações.
O delegado Adriano De Rossi, responsável pelo caso, diz que nenhum policial foi ferido. O corpo de Valdemar foi enviado para necropsia e ainda não há previsão de liberação, conforme informou o Instituto Geral de Perícias.O advogado que representa a família afirmou que os policiais foram ao local após uma denúncia anônima de desmatamento de árvores nativas. No entanto, afirmam que o homem comprava eucalipto para fazer lenha e revender, e que os equipamentos, como motoserra, eram legalizados.
Valdemar deixa a esposa, de 49 anos, e um filho de 21. O sepultamento será na cidade de Vista Gaúcha, no noroeste gaúcho.
Gaúcha ZH
