Chuva volumosa atingirá o Rio Grande do Sul na virada da estação; veja previsão
- 18/09/2025
- 0 Comentário(s)
olumes elevados de chuva, em vários pontos acima de 100 mm, são indicados para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.
A MetSul Meteorologia alerta para um perÃodo de forte instabilidade atmosférica neste perÃodo de virada da estação que trará chuva volumosa em diferentes pontos do Sul do Brasil entre os últimos dias do inverno e o começo da primavera, que tem inÃcio no dia 22.
O tempo já começa a mudar nesta quinta-feira com áreas de instabilidade que podem trazer chuva em alguns poucos pontos do Oeste e da fronteira com o Uruguai, contudo a maior parte do Rio Grande do Sul ainda segue com tempo firme.
Na sexta-feira, a instabilidade aumenta e ocorre chuva localizada entre a madrugada e de manhã em várias regiões gaúchas, especialmente no Oeste, Centro e o Sul. Da tarde para a noite, a precipitação segue isolada e pode afetar outras regiões.
No sábado, feriado farroupilha no Rio Grande do Sul, chove e localmente forte já no inÃcio do dia em setores do Oeste e do Noroeste do estado. Entre a tarde e à noite, a chuva avança e alcança a maior parte do território gaúcho. Chove ainda de forma isolada em Santa Catarina. O pico de intensidade da instabilidade no Sul do Brasil vai ter inÃcio a partir do domingo, quando se espera que uma frente fria comece a se organizar com chuva mais ampla e forte a intensa em vários pontos.
Na madrugada e manhã do domingo, a frente traz chuva – que será forte em diversos municÃpios – na maioria das regiões gaúchas. No decorrer do dia, o tempo segue chuvoso e com pancadas fortes no Rio Grande do Sul, mas a instabilidade avança para Santa Catarina e o Paraná, onde igualmente chove na grande maioria das localidades e com perÃodos de precipitação localmente forte a intensa.
De acordo com os modelos numéricos gerados por computadores, pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná podem registrar nestes perÃodos de instabilidade entre o final desta semana e o começo da próxima acumulados superiores a 100 mm. De forma mais localizada, há risco de precipitação variando entre 150 mm e 200 mm em poucos dias.
MetSul –
