Tempo segue instável no Rio Grande do Sul e não deve se firmar antes de 2026
- 27/12/2025
- 0 Comentário(s)

O tempo no Rio Grande do Sul não deve firmar nos próximos dias, até a chegada de 2026. Segundo a MetSul Meteorologia, a tendência é de que o clima permaneça instável, oscilando entre a presença do sol e pancadas de chuva típicas de verão.
O rio atmosférico que atua no Estado desde o último domingo trouxe chuva frequente e localmente forte, com alagamentos e enxurradas em alguns municípios. Em pontos do Noroeste, a chuva acumulada desde o dia 21 já soma 300 mm.
O rio atmosférico transporta ar tropical quente e carregado de muita umidade diretamente da região amazônica para o Rio Grande do Sul por conta de um bloqueio atmosférico associado a um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da Atmosfera (VCAN) sobre o Centro do Brasil.
Um rio atmosférico é uma extensa e estreita faixa de ar extremamente úmido que se desloca na atmosfera transportando enormes volumes de vapor d’água, muitas vezes equivalentes ao fluxo de grandes rios na superfície. Por isso são conhecidos também como rios voadores e costuma trazer chuva volumosa.
O final de ano deverá ser marcado pela presença de sol e nuvens, acompanhados de calor intenso. Essa condição irá provocar pancadas isoladas de chuva, especialmente nos períodos da tarde e da noite. Em outros pontos onde a nebulosidade será maior, a precipitação pode chegar mais cedo.
Previsão
A previsão do tempo já para este final de semana indica o avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul, favorecendo tempestades isoladas com chuva forte e pontualmente intensa. Há possibilidade de granizo e as rajadas de vento podem ultrapassar os 90 km/h no sábado e no domingo.
No sábado, temporais se formam na região da Campanha, próximo ao Uruguai, e no Sul. Ao longo da manhã, as tempestades, com chuva forte a intensa e granizo isolado, atuam na Campanha, Sul, Costa Doce e Litoral Médio. Na tarde e noite, essas tempestades se espalham para as demais regiões gaúchas, com condições também para rajadas de vento passando dos 90 km/h e granizo.
Na madrugada do domingo, ainda há condição para tempestades no Oeste e Missões, voltando a ganhar força a partir da tarde nessas áreas, avançando em direção ao Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA) e áreas da metade Norte, onde há condição para chuva intensa, rajadas de vento acima de 90 km/h e granizo.
Os acumulados oscilam entre 20 mm/dia e 75 mm/dia, com pontuais de até 90 mm/dia no Oeste, Missões, Noroeste e Centro. As tempestades podem causar chuva intensa, com acumulados acima de 80 mm em três horas em alguns pontos.
A tendência é que, na tarde da segunda-feira (29), temporais isolados, com chuva forte e queda de granizo isolado retornem ao Noroeste e Norte, com acumulados entre 20 mm/dia e 40 mm/dia, e pontuais de até 75 mm/dia no Norte.
Correio do Povo
