Operação desarticula esquema milionário de fraudes em agência bancária da Região

  • 20/01/2026
  • 0 Comentário(s)

Operação desarticula esquema milionário de fraudes em agência bancária da Região

Na manhã desta terça-feira (20), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou a Operação “Digital Fantasma”, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais Eletrônicos (DRCPE/DERCC), sob coordenação do delegado João Vitor Herédia, com apoio da 14ª DPRI e da Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões. A ação tem como objetivo desarticular uma associação criminosa que atuava de forma estruturada dentro de uma agência bancária de grande porte, localizada em Palmeira das Missões. O grupo é responsável por fraudes que ultrapassam R$ 2,4 milhões, e estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva, além de buscas, apreensões e bloqueio de contas e ativos financeiros.

As investigações apontam que o esquema envolvia o gerente-geral da unidade, um operador de sistema e familiares. O grupo selecionava contas inativas de clientes hipervulneráveis, principalmente idosos entre 81 e 96 anos e até pessoas já falecidas. Para burlar os sistemas de segurança, o operador utilizava a própria biometria nos leitores, registrando falsamente que os clientes seriam analfabetos, enquanto o gerente alterava cadastros para criar rendas fictícias elevadas, inflando o score de crédito. Com isso, eram liberados empréstimos de alto valor, posteriormente desviados.

Para dificultar o rastreamento, os valores eram sacados em espécie, evitando operações digitais. Uma das integrantes do grupo, esposa do gerente, realizava saques fracionados, utilizando disfarces para não ser identificada por câmeras de segurança, totalizando mais de R$ 1,4 milhão em dinheiro vivo. A operação recebeu o nome de “Digital Fantasma” em referência ao uso indevido da biometria de funcionários para se passar por clientes. A Polícia Civil destacou que a deflagração em regime de urgência foi necessária para evitar destruição de provas e reforçou o compromisso com o combate qualificado a organizações criminosas.

Cidade Regional


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes