Frente fria tem data para chegar e vai acabar com a onda de calor no Rio Grande do Sul
- 04/02/2026
- 0 Comentário(s)
A frente fria que avança pelo Sul do Brasil já tem data para chegar e deve pôr fim à intensa onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul. O sistema começa a ingressar no território gaúcho na sexta-feira (06/02), trazendo mudança no tempo e alívio gradual das temperaturas, que nos últimos dias têm se aproximado ou superado os 40ºC em diversas regiões.
Desde o início da semana, o calor vem se intensificando, com máximas próximas dos 38ºC e 39ºC em municípios do Oeste, da Campanha e da fronteira com o Uruguai. Nesta quarta-feira (04/02), o cenário segue crítico nessas áreas, com previsão de temperaturas ao redor dos 40ºC. No entanto, o pico da onda de calor está previsto para quinta (05/02) e sexta-feira, quando os termômetros podem marcar entre 38ºC e 41ºC no Oeste e no Noroeste do Estado.
Além dessas regiões, o calor também se intensifica no Centro do Estado, nos vales e na Região Metropolitana, com máximas acima dos 35ºC. Em Porto Alegre, por exemplo, a temperatura deve alcançar cerca de 34ºC nesta quarta, subir para 36ºC na quinta e chegar a até 38ºC na sexta-feira.
A mudança começa a ser sentida ainda na sexta, com o avanço da frente fria pela fronteira com o Uruguai e pelo extremo Sul do Rio Grande do Sul. A partir da tarde e da noite, o sistema passa a moderar o calor e pode provocar chuva em pontos da Metade Sul, do Oeste e do Leste do Estado. Não estão descartados temporais isolados, em função do forte aquecimento acumulado nos últimos dias.
No sábado (07/02), a frente fria avança sobre a maior parte do território gaúcho, trazendo chuva para diversas regiões. As precipitações, no entanto, devem ocorrer de forma irregular, com volumes baixos na maioria dos municípios, embora pontos isolados possam registrar chuva forte e temporais localizados.
Apesar do nome, a frente fria não deve provocar frio intenso. O principal efeito será a redução das temperaturas extremas. No Oeste do Estado, o calor ainda persiste durante o fim de semana, porém sem os valores elevados registrados ao longo da semana. Já no Sul e no Leste gaúcho, as temperaturas ficam mais amenas, com máximas que podem não alcançar os 30ºC no sábado e no domingo.
Em Porto Alegre, após dias de calor intenso, a máxima no sábado deve ficar entre 26ºC e 27ºC, com leve elevação no domingo, quando pode chegar a cerca de 28ºC. A tendência indica um cenário mais confortável para a população, encerrando o período de calor extremo que marcou o início de fevereiro no Estado.
Portal de Notícias
